sábado, 11 de abril de 2015

Animações em gif do céu

Uma coisa trabalhosa, mas que tem um resultado final interessante, é fazer um time lapse de algum lugar ou objeto. O termo significa, resumidamente, que o fotógrafo deu um "salto" no tempo ao registrar as imagens, já que fazer um time lapse nada mais é do que tirar várias fotos seguidas de um local durante um grande intervalo de tempo, para visualizar as sutis mudanças que ocorrem (como no nosso caso, com o firmamento se movendo) com o passar dos minutos, e depois colocá-las uma seguida da outra, para criar uma espécie de filme.

Para montar a imagem que ficará animada, podemos usar o recurso do formato gif, que mostra as imagens uma atrás da outra, gerando um vídeo curto. Essas duas semanas que passaram, o observatório ficou então explorando essa ferramenta. Abaixo estão alguns gifs feitos do céu, da nossa galáxia, da trajetória da lua no céu, entre outros. Para quem estiver com dificuldades de montar o seu próprio gif, aí vão algumas dicas:

1- Realizar o registro em um local estável, sem vento e protegido do trânsito de pessoas na frente da lente, para colocar a câmera. Um tripé e um disparador remoto são ótimas opções.

2- Assegure-se de que o local escolhido para a permanência do seu material de registro ficará como no item 1 pelo tempo total que você deseja concluir o time lapse. Caso a câmera venha a trepidar ou mudar de posição bruscamente de um frame para o outro, todo o efeito vai se perder quando montado o gif.

3- Existem alguns softwares que geram animações. O usado aqui foi o Photoscape v3.6, que é gratuito é muito intuitivo de usar. Basta entrar na opção Animação Gif > adicionar, selecionar as suas fotos e ajustar a velocidade da animação em alterar tempo. Depois é só arrumar a definição e pronto. Mais abaixo, temos um vídeo/tutorial mostrando o passo-a-passo.


Região da constelação do Cruzeiro do Sul e da nebulosa Eta Carinae

Região da constelação do Cruzeiro do Sul  e da nebulosa Eta Carinae

Lua cheia

Região da constelação do Cruzeiro do Sul e da nebulosa Eta Carinae

Região do Cruzeiro do Sul

Trajetória da Lua 

Região da constelação do Cruzeiro do Sul e da nebulosa Eta Carinae



Então é isso.
Qualquer dúvida, perguntem nos comentários!
Céu aberto a todos! :)



Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário