domingo, 27 de março de 2016

Observatório SOFIA na acolhida cidadã do curso de física da FURG

      No dia 2 de Março, o observatório SOFIA realizou uma palestra para os calouros do curso de Física da FURG, onde foram mostrados os trabalhos do observatório, os equipamentos utilizados nas observações e uma visão geral das técnicas e dos procedimentos em astrofotografia. Mostramos também o software de simulação do céu Celestia, que o colega Luis Ricardo (Cado) Mucciaroni emplementa com as imagens que o observatório registra, com o intuito da divulgação científica.

Público na palestra
Integrante do Grupo SOFIA, Cado, mostrando aos ouvintes o software astronômico CELESTIA.

Final da palestra (esquecemos de tirar a foto coletiva :/)

      Esperamos que todos os presentes tenham gostado! :)


Laura, Lucas e Cado, os palestrantes.

sábado, 26 de março de 2016

Cometas da semana: P/2016 BA14 Pan Starrs e 252P/Linear

      O mês de Março está quase encerrando as suas atividades, já teve dois eclipses (um solar e um lunar) e agora fecha com chave de ouro com dois cometas. Os cometas P/2016 BA14 PanSTARRS e 252P/Linear tiveram suas máximas aproximações dia 22 e 21 de março respectivamente, estando perto da Terra a aproximadamente 0,0237UA e 0.0356UA, ou 9 e 14 vezes a distância da Terra até a Lua. A suas trajetórias estão logo abaixo, para quem quiser acompanhá-los.
Trajetória do cometa 252 P/linear
Créditos: Aerith Comet Catalog

Trajetória do cometa BA14 PanSTARRS
Créditos: Galeria do Meteorito


O Gif do programa NEO mostrando o percurso dos dois cometas


      Existe também o site TheSkylive, que nesse link mostra a posição do cometa 252P/Linear em tempo real. Para quem quiser observa-los, é necessário, no mínimo, o uso de um telescópio para o cometa PanSTARRS ou de um binóculo/luneta para o cometa P/linear (Uma câmera com distância focal longa também serve).
      Conseguimos, com muito esforço, depois de registrar outros objetos por engano, registrar o cometa 252P/Linear na noite do dia 23 de março. Abaixo está a imagem.


      Para aproveitar o post, temos também o objeto que foi confundido com o cometa (Quem nunca?¯\_(ツ)_/¯), um aglomerado na constelação de Ara, NGC6397:



Referências:
- Site do programa NEO da NASA
- Gif do programa NEO da NASA
- Trajetória do cometa BA14 PanSTARRS
- Trajetória do cometa 252P/Linear


Dúvidas? Comentários? Sugestões? Fale conosco!
Laura, a caçadora de cometas.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Últimos registros da temporada de férias parte 2

    Uma semana depois dos registros da região do disco da Via Láctea, o tempo abriu e fizemos mais outro registro, dessa vez um zoom nas nuvens de Magalhães para aproveitar o céu com baixa poluição luminosa que tínhamos a disposição, pois logo iríamos voltar para a matriz na FURG. Fizemos 3 registros: 2 da pequena nuvem e 1 da grande. Abaixo, estão eles:


Registro do dia 27/02/2016
Registro de Janeiro





Imagem cropada e ajustada no DSS antes da edição no Adobe Lightroom

A mesma imagem sem o crop, com vinhetagem alta e sem pós-processamento no DSS

quarta-feira, 9 de março de 2016

Últimos registros da temporada de férias

    As "férias" do observatório tiveram fim no início da semana passada, dia 29 de fevereiro. No final de semana anterior a esse dia, o observatório madrugou e explorou com uma Canon 60D a região da Via Láctea que vai da constelação da Quilha até escorpião. Os registros de cada objeto com os dados de captura estão abaixo:










    Dúvidas? Sugestões? Comente! :)

Laura, a madrugadeira.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Tentativas de registro da M42

    Nessas férias estamos (ainda) na tentativa de um bom registro da Nebulosa de Órion. Porém, quando não é o tempo e a Lua iluminando todo o céu, é o alinhamento da montagem que usamos que atrapalha o bom resultado. Sabemos como é bom ver um registro bem feito, mas também é interessante aprender com os erros e observar a evolução do nosso trabalho.
    As imagens onde a Nebulosa de Órion é vista à distância foram feitas com uma Canon 60D e uma montagem equatorial EQ2 motorizada, sendo essas feitas com aproximadamente 15 fotos empilhadas cada usando o Photomatix pro 5.0. Já as imagens onde ela ocupa quase todo o quadro são frames únicos e foram feitas com a mesma câmera, acoplada a um telescópio Greika 150mm x 1400mm. Abaixo, estão todas as imagens (ou tentativas) feitas do final de dezembro até agora.
















Dúvidas? Sugestões? Pitacos? Dicas de um bom alinhamento de montagem equatorial? Escreva para nós!

Laura, a perseverante.