No próximo domingo, dia 27 de Setembro, ocorre um dos eventos astronômicos mais esperados por astrônomos amadores: Um eclipse lunar total. Como já explicado neste post, um eclipse lunar total ocorre quando a Lua passa totalmente pela parte mais escura da sombra da Terra, a umbra. Outro evento que teremos na mesma noite é o perigeu da Lua, às 1:47, que é quando ela estará no ponto de sua órbita mais próximo da Terra, tornando-a modestamente maior (muito modestamente), como já explicamos também neste post. A ocorrência desses dois eventos no mesmo dia só se repetirá em 2033.
O evento do dia 27 é do Saros 137, e de acordo com o site vercalendario, ele terá início às 21:12, seu máximo às 23:47 e seu término às 02:22 (horário de brasília). O eclipse total será visível em todo o Brasil, oeste da África e da Europa, e leste da América do Norte, Groenlândia e parte da Antártida. Os únicos não agraciados, nem mesmo com um eclipse penumbral, serão a Oceânia e metade leste da Ásia, conforme a figura abaixo.
Dados do eclipse lunar total do dia 27 de Setembro de 2015 (Fonte: http://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEplot/LEplot2001/LE2015Sep28T.pdf - Acessado em 22/09/2015) .
Bom, agora vamos ao que interessa: A observação do evento. Qualquer pessoa em um lugar cujo céu não estiver coberto de nuvens poderá observar o eclipse, mesmo sem nenhum equipamento, já que o evento é visível a olho nú e a Lua estará no perigeu, deixando a visualização do evento mais próxima de nós naturalmente. Entretanto, caso você tenha a disposição um binóculo, uma câmera com uma distância focal grande (135mm ou mais) ou mesmo um telescópio, a observação ficará mais interessante, já que você poderá visualizar a mudança da cor superficial da Lua bem de perto.
Aqui na cidade de Rio Grande (RS), de acordo com o site WindGuru, teremos nebulosidade, mas ainda assim será possível ver o eclipse (VIVAAAA!!! =D ). O observatório registrará o evento, mas não será na FURG, e nem aberto ao público, pois como ocorrerá no domingo, a universidade à qual ele pertence estará fechada.
Caso você queira se programar para os próximos eclipses, acesse esse site da NASA, que mostra o calendário de eclipses lunares e solares. Através deste site você pode também calcular os próximos perigeus e apogeus da Lua.
Qualquer dúvida com o eclipse, ajuda, ou um gatinho árvore, comente que estaremos ao seu auxílio para que tudo dê certo nesse dia de observação tão esperado!
Céu aberto a todos! (principalmente dia 27)
Laura, a ansiosa.