Sejam bem vindos ao Observatório SOFIA! O observatório mais Setentrional do Brasil, localizado na cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Estamos em operação desde fevereiro de 2011.
Este observatório é mantido pelo Grupo de Pesquisas SOFIA da Universidade Federal do Rio Grande. O grupo está ligado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e faz pesquisas sobre Astronomia Extragalática nas sub-áreas de formação estelar e síntese de populações. Estudamos também galáxias ultra-luminosas no infravermelho e galáxias starburst.
O Observatório SOFIA é um esforço do grupo de investir na formação de alunos de graduação. Através do contato com equipamentos astronômicos desde cedo é possível despertar a curiosidade científica e o conhecimento de técnicas observacionais modernas.
O observatório conta com dois telescópios MEADE LX 90 de 8 e 12 polegadas. Além disso contamos com diversas objetivas de campo largo e uma câmera CCD para fotografia astronômica.
O observatório foi criado pelo Prof. Dr. João Rodrigo Souza Leão e financiado através de um projeto do CNPq. Entretanto a concretização deste observatório só foi possível graças aos esforços adicionais da Profa. Dra. Denise Maria Varella Martinez, Diretora do IMEF e do Prof. Dr. Mozart Tavares Martins Filho, Pró-reitor de infra-estrutura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
Atualmente o observatório conta com contribuição do Prof. Dr. Fabrício Ferrari e dos acadêmicos de Física Jéssica Nunes, Iuna de Leon e Leandro Ted. O observatório foi oficialmente criado em Fevereiro de 2011 e este espaço destina-se à divulgação de nossas observações, datas de visitas e fotos.
O grupo SOFIA mantém ainda outra página onde alunos do grupo praticam a arte de ler artigos e escrever pequenos ensaios científicos: http://astrophisika.blogspot.com/.
O grupo SOFIA mantém ainda outra página onde alunos do grupo praticam a arte de ler artigos e escrever pequenos ensaios científicos: http://astrophisika.blogspot.com/.
Outras postagens vão mostrar a história do Observatório SOFIA e também nossas observações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário