quarta-feira, 4 de março de 2015

Lua de outubro de 2014 em HDR

      Chegamos no ano de 2015, e o Observatório SOFIA recomeça suas atividades. Entretanto, sob supervisão apenas minha (Laura paquita), pois o grande Ted-O, que tanto fez crescer o nosso querido observatório com seus belíssimos registros nessa caminhada de 3 anos, pode ser chamado, enfim, de físico e segue sua jornada árdua como mestrando, agora nas longínquas e belas praias de Natal, Rio Grande do Norte, tomando muito suco de caju.
         Muito bem! Como é só na quinta o dia de registro, essa primeira semana então ficaria vazia. Para agitar um pouco o blog, resolvi tirar a poeira de um registro antigo, do dia 04/10/2014 que fiz com o Ted, que ficou com um resultado aquém do esperado, e arrumá-lo. No procedimento antigo, fiz o HDR no software Photomatix Pro 5.0.5, e depois o mosaico no Photoshop CS6 (Imagem 1). Já no procedimento atual, fiz o contrário, o e resultado (Imagem 2) fala por sí. 
      O procedimento feito encontra-se abaixo, em vídeo, especialmente para os astrofotógrafos amadores de plantão. A imagem foi feita no nosso Meade 8" LX90 com uma câmera Canon 60D, um ISO 160 e velocidade do obturador de 1/20s. Foram feitos 3 frames, cada um com uma compensação de exposição diferente: -2, 0 e +2. Dessa forma, o resultado obtido foi uma imagem da Lua em HDR.


 
Vídeo do processamento da imagem da Lua em HDR (Imagem 2)

 Imagem 1: Imagem final da Lua em HDR, fazendo primeiro o HDR, depois o mosaico.

 Imagem 2: Imagem final da Lua em HDR, obtida com o processamento apresentado no vídeo.

      E então, é isso! Qualquer dúvida, comente! =)

Laura paquita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário