sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Observação astronômica na VIII semana acadêmica da Física


Durante a última semana de agosto, ocorreu a VIII semana acadêmica do curso de física, o qual o Observatório SOFIA pertence. Dessa forma, no dia 28 de agosto, o observatório realizou uma observação aberta ao público, contando com aproximadamente 40 visitantes, onde foi observado Saturno, o aglomerado M04, o sistema triplo Rigil Kentaurus (onde vemos apenas Alpha Centauri A e Alpha Centauri B), e a Lua.

Como poucas pessoas confirmaram a presença no evento, resolvemos usar apenas o telescópio Meade de 12", ao invés de levar para fora o Meade de 8" (nos enganamos hahaha). Não registramos os objetos observados, pois haviam muitas pessoas, e o objetivo da noite não era o registro. Abaixo, seguem as fotos do pessoal gente boa que foi lá ver e que ajudou desde a montagem dos equipamentos, até a hora de guardar tudo :).


 A pequena Laís, de 9 anos observando Saturno e seus anéis


 A grande fila para a observação

 

George Harisson, ou melhor, Gefferson (de camisa listrada) numa roda de conhecimento, passando seus ensinamentos aos seus pupílos do curso de Física.


 Pessoal observando a constelação do Cruzeiro do Sul (Observatório SOFIA adverte: apontar para estrelas não causa verruga no dedo!)



Mosaico do nosso cantinho onde são feitas as observações

Pessoal no final da observação comemorando o sucesso do evento :)


  O observatório gostaria de agradecer a todos que compareceram na observação e prestigiaram o evento (e vieram com muitas perguntas hahaha), ao Diretório Acadêmico de Física César Lattes, que organizou uma maravilhosa semana, motivadora e repleta de conhecimento, e em especial aos guerreiros que ficaram até o final (que foram MUITO solícitos ajudando a desmontar o equipamento pesado pra cima e pra baixo HAHAHA): 
Angelo Bueno
Cado Mucciaroni
Franciele Dias
Lara (Maria) Gatto
Lucas Gregolon
Lucas Selbach
Rodrigo Cardozo



Dúvidas? Comentários? Agendamento de observações? Comente! Mande sinal de fumaça, envie uma carta ou nos mande um email pelo contato observatorio.sofia@gmail.com

Céu aberto a todos! :)


Laura Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário