terça-feira, 22 de setembro de 2015

Eclipse Lunar Total e Perigeu

  No próximo domingo, dia 27 de Setembro, ocorre um dos eventos astronômicos mais esperados por astrônomos amadores: Um eclipse lunar total. Como já explicado neste post, um eclipse lunar total ocorre quando a Lua passa totalmente pela parte mais escura da sombra da Terra, a umbra. Outro evento que teremos na mesma noite é o perigeu da Lua, às 1:47, que é quando ela estará no ponto de sua órbita mais próximo da Terra, tornando-a modestamente maior (muito modestamente), como já explicamos também neste post. A ocorrência desses dois eventos no mesmo dia só se repetirá em 2033.

  O evento do dia 27 é do Saros 137, e de acordo com o site vercalendario, ele terá início às 21:12, seu máximo às 23:47 e seu término às 02:22 (horário de brasília). O eclipse total será visível em todo o Brasil, oeste da África e da Europa, e leste da América do Norte, Groenlândia e parte da Antártida. Os únicos não agraciados, nem mesmo com um eclipse penumbral, serão a Oceânia e metade leste da Ásia, conforme a figura abaixo.


Dados do eclipse lunar total do dia 27 de Setembro de 2015 (Fonte: http://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEplot/LEplot2001/LE2015Sep28T.pdf - Acessado em 22/09/2015) .

  Bom, agora vamos ao que interessa: A observação do evento. Qualquer pessoa em um lugar cujo céu não estiver coberto de nuvens poderá observar o eclipse, mesmo sem nenhum equipamento, já que o evento é visível a olho nú e a Lua estará no perigeu, deixando a visualização do evento mais próxima de nós naturalmente. Entretanto, caso você tenha a disposição um binóculo, uma câmera com uma distância focal grande (135mm ou mais) ou mesmo um telescópio, a observação ficará mais interessante, já que você poderá visualizar a mudança da cor superficial da Lua bem de perto. 

  Aqui na cidade de Rio Grande (RS), de acordo com o site WindGuru, teremos nebulosidade, mas ainda assim será possível ver o eclipse (VIVAAAA!!! =D ). O observatório registrará o evento, mas não será na FURG, e nem aberto ao público, pois como ocorrerá no domingo, a universidade à qual ele pertence estará fechada.

  Caso você queira se programar para os próximos eclipses, acesse esse site da NASA, que mostra o calendário de eclipses lunares e solares. Através deste site você pode também calcular os próximos perigeus e apogeus da Lua.
 
  Qualquer dúvida com o eclipse, ajuda, ou um gatinho árvore, comente que estaremos ao seu auxílio para que tudo dê certo nesse dia de observação tão esperado!

 Céu aberto a todos! (principalmente dia 27)
Laura, a ansiosa.

Um comentário:

  1. Oi Laura, vou começar a postar pra provar que sou visitante assíduo do blog, hehehehehehe, ainda vou te ver na Nasa menina, ahhhh...uma perguntinha....como faço pra mandar fotos que eu tiro por aqui pro blog?
    Abraço.

    ResponderExcluir