quarta-feira, 4 de maio de 2016

Chuva de meteoros e trânsito de Mercúrio

    Depois de um longo mês chuvoso, o observatório SOFIA retorna a suas atividades. Dessa vez, viemos para avisar sobre dois eventos astronômicos durante essa semana e a próxima: o máximo da chuva de meteoros Eta Aquáridas (05, 06 e 07 de Maio) e o trânsito de Mercúrio pelo Sol (09 de Maio).

Eta Aquáridas
    Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra passa por uma região onde existem detritos e restos de algum cometa deixados para trás através da sua cauda. Durante a passagem da Terra pelo local, tais fragmentos são atraídos pelo campo gravitacional terrestre e caem, ocosionando as chuvas de meteoros.

    Ao contrário do que usualmente vemos em páginas de divulgação científica (principalmente facebook), uma chuva de meteoros não é um chuveiro de bólidos no céu, semelhante a um festival de fogos de artifício. Longe disso, uma chuva de meteoros geralmente tem uma taxa média de 20 corpos por hora, ou seja, a cada 3 min, um meteoro é visto. Entretanto, não deixa de ser facinante, principalmente em locais de baixa poluição luminosa, onde o espetáculo pode ser visto acompanhado de um céu cheio de estrelas.

    A chuva dessa semana poderá ser observada a olho nu, a partir das 2h da manhã até o amanhecer, na constelação da Aquário, conforme figura 1. O ponto positivo dessa chuva é que a Lua estará na fase minguante, e não atrapalhará a observação. O cometa que dá origem à esta chuva é o 1P/Halley (sim, o famoso cometa Halley).

Figura 1: Região de observação da chuva de meteoros Eta Aquáridas.

Sugestão: Vá para um lugar distante das luzes da cidade, estique uma toalha no chão, e fique olhando para a região da chuva. Se você está em uma região fria nesta época do ano, leve uma bebida quente, como chimarrão, café ou chá :)!

Trânsito de Mercúrio

    O trânsito planetário para um observador qualquer ocorre quando um planeta, no ponto de vista desse observador, passa na frente de uma estrela. Podemos pensar no trânsito como um pequeno eclipse, já que o corpo celeste barra a luz proveniente de sua estrela para o observador. No nosso caso, temos que apenas os planetas que possuem órbita interna a da Terra realizam o trânsito (ou seja, Mercúrio e Vênus).

     O trânsito de Mercúrio do dia 9 de Maio poderá ser observado em todo o território nacional, conforme figura 2. Neste site da NASA você encontra as previsões dos próximos trânsitos de Mercúrio, e aqui, para Vênus.
Figura 2: Regiões onde será possível a observação do trânsito de Mercúrio

    O evento pode ser observado pelo método da projeção ou com o auxilío de um filtro solar para óticas de telescópio, como visto já neste post. Entretanto, é de SUMA IMPORTÂNCIA que o leitor NÃO OBSERVE O EVENTO SEM O CONHECIMENTO NECESSÁRIO e SEMPRE munido dos equipamentos corretos, visto que a observação direta do Sol ou através de métodos duvidosos, como chapas de raios-X, óculos escuros e discos poderá causar DANOS IRREVERSÍVEIS À VISÃO.

    A NASA fez uma simulação do trânsito do dia 9:


O observatório SOFIA registrará o evento, mas não será aberto ao público por questão de segurança.



Dúvidas? Sugestões? Fale conosco!
 
Laura


Referências:
[1] Eta Aquarídas: http://www.spaceweather.com/meteors/lyrids/lyrids.html (Acessado em 3/5/2016)
[2] Cometa Halley: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cometa_Halley (Acessado em 3/5/2016)
[3] Trânsitos de Mercúrio: http://eclipse.gsfc.nasa.gov/transit/catalog/MercuryCatalog.html (Acessado em 3/5/2016)
[4] Trânsitos de Vênus: http://eclipse.gsfc.nasa.gov/transit/catalog/VenusCatalog.html (Acessado em 3/5/2016)

Vídeo :http://www.nasa.gov/press-release/nasa-to-provide-coverage-of-may-9-mercury-transit-of-the-sun (Acessado em 4/5/2016)

Figura 1 :http://www.galeriadometeorito.com/2016/05/chuva-de-meteoros-eta-aquaridas-2016.html#.VyoHWkf3iZE (Acessado em 4/5/2016)

Figura 2 :http://www.osae.info/transitos/transito_mercurio_2016.htm (Acessado em 3/5/2016)


Nenhum comentário:

Postar um comentário