quarta-feira, 4 de maio de 2016

Confecção de filtro solar para observação do Sol

   Engana-se quem acha que observação astronômica é feita só de noite: durante o dia temos a nossa estrela, o sol, para observar. Entretanto, olhar para ela sem o equipamento de segurança necessário pode causar sérios danos a visão, por isso


NUNCA OBSERVE O SOL SEM O EQUIPAMENTO CORRETO


Isso inclui:
  1. NUNCA observar o Sol diretamente pela ocular do telescópio sem um filtro próprio para esse fim na frente do equipamento
  2. NUNCA usar chapas de Raios-X para observar o Sol
  3. NUNCA usar negativos de filmes fotográficos para observar o Sol 
  4. NUNCA usar apenas óculos escuros para observar o Sol 
  5. NUNCA olhar para o Sol diretamente, mesmo em dias nublados ou entre nuvens
   Hoje, mostraremos como montar um filtro solar para a observação segura do sol, e na falta deste, o método da projeção.


Filtro solar


    O encaixe para o filtro solar que confeccionaremos serve na segunda abertura da tampa de telescópios Newtonianos, que possui em média 40mm de diâmetro. A tampa que usamos é de um telescópio Greika 1400x150mm.

    Lembre-se de comprar um filtro de procedência, pois assim você evita de se expor a riscos desnecessários. Evite comprar marcas que você não conhece ou não sabe sobre, aqui e aqui estão sites confiáveis que entregam no Brasil. Filtros da Baader e da Thousand Oaks são bons filtros, próprios para o equipamento que iremos montar. Abaixo, a lista dos materiais utilizados na confecção desse filtro.
  • Filtro solar (da Thosand Oaks)
  • Fita crepe
  • Tampão hidráulico (Figura 1a e 1b)
  • Tesoura
  • Serra de mão
  • Caneta ou lápis
  • Lixa grana 80 e d'água
  • Luvas
   Usando a serra, corte a parte de menor diâmetro do tampão fora, e então use a lixa de grana 80 para tirar as rebarbas e a lixa d'água para dar o acabamento (figura 2a e 2b). Nessa hora, cuide para caprichar no acabamento da superfície, pois o filtro solar será posto nessa região.

   Caso o tampão fique caindo, passe fita crepe na borda do tampão que encaixará na tampa, pois o filtro deve estar bem preso nela, de modo que não solte no decorrer da observação, podendo vir a prejudicar a sua visão. Passe quantas voltas de fita forem necessárias. Outros tipos de adesivas não são adequadas, pois com o calor descolam (Ex: Isolante, Durex).

   Feito isso, podemos cortar o filtro solar. Antes de tudo, lave as mãos, pois o filtro é um material delicado, que suja facilmente, mesmo com a gordura das mãos. Usando o tampão e uma caneta (ou um lápis), marque na folha de filtro solar a região com o diâmetro do tampão. Corte com cuidado, pois o filtro é um material caro e delicado; Toque ele com os dedos somente o necessário, para evitar manchas de gordura sobre a folha devido à sua pele. Uma boa opção para evitar o contato direto com ele é o uso de luvas, sejam de silicone ou de plástico. Evite luvas que contenham pó no seu interior, pois este material pode sujar o filtro.

   Por último, alinhe o filtro sobre o tampão e, usando tiras de aproximadamente 2cm de fita crepe, prenda o filtro sobre a superfície do tampão, cuidando sempre para não deixar o filtro enrugado, pois isso causará distorções na imagem do sol, prejudicando a observação (Figura 3a e 3b). Uma dica para um bom alinhamento do filtro é prender primeiro tiras de lados opostos sobre o tampão, desse modo, o filtro fica bem alinhado e esticado.

Pronto, agora basta encaixar o filtro na tampa do seu telescópio e você já tem um filtro solar para observar o Sol!

Figura 1a:Modelo do tampão que usamos

Figura 1b:Tampão acoplado na tampa do telescópio

Figura 2a: Adaptador sem o filtro (Tampão sem a parte superior, cortado e lixado para a colagem do filtro), o filtro vai colado nessa parte.
Figura 3a: Parte inferior do adaptador com filtro
Figura 3b: Vista superior do
CUIDADOS

  • Retire a buscadora enquanto observa o sol com o telescópio OU faça um filtro pra ela também. É comum que olhemos por ela durante as observações, por isso, atenção!
  • Verifique se não existem vazamentos de luz pelo filtro, para que nenhum feixe de luz do Sol passe por ele, podendo prejudicar sua visão ou o sensor da câmera. Não economize na fita crepe: use ela até que o filtro esteja sem vazamentos, fazendo uma camada grossa na borda do filtro.
  • Certifique-se de que o filtro esteja bem preso na tampa e que tampa esteja bem presa ao telescópio/lente, para que nada caia durante a observação, e você acabe observando o Sol sem proteção.
  • Faça um parassol para não ficar com o Sol no seu rosto por muito tempo enquanto mexe no telescópio ou câmera. Fizemos o nosso com papelão, e pintamos a parte central com tinta spray prata para refletir a luz do Sol e não aquecê-lo(Figura 4)

Figura 4: Filtro solar acoplado ao parassol de papelão.


    O observatório SOFIA não se responsabiliza por qualquer acidente causado devido à má utilização do filtro solar.


Dúvidas? Sugestões? Críticas? Escreva para nós!

Laura, a artesã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário