quinta-feira, 5 de maio de 2016

Timelapse do céu

    Dia 22 de Abril de 2016, das 17h até aproximadamente 21h30, o observatório realizou o timelapse da região do Cruzeiro do Sul (e só não continuamos o registro até a madrugada pois voltou a chover). Nele, podemos ver como a poluição luminosa atrapalha o registro, criando flares na lente da câmera.



    Outro ponto interessante é a passagem de um satélite pelo céu (que mesmo verificando o horário, não conseguimos identificar). Quando foi visto que ele passaria pelo campo de visão da câmera, o intervalômetro foi ajustado para modo manual, de forma que ao invés de registrarmos o intervalo de 1 minuto entre cada frame, fizemos exposições de 30 segundos sem intervalos entre elas para pegar toda a trajetória do objeto. A intensa luminosidade branca no céu no final do gif é devido a lua cheia, que estava nascendo.
 
    Para o registro usamos uma câmera dslr Canon 60D(não modificada), tripé fixo, intervalômetro, uma tábua de passar roupas, uma cadeira de praia e um guarda-chuva (Figura 1), afinal a necessidade é a mãe da criatividade, e todo astrônomo amador que se preze sempre tenta selivrar das luzes parasitas que incidem nas óticas.

Figura 1: Montagem e equipamentos durante o registro.
    Entre as 17h e as 18h, fizemos intervalos de 2min entre cada imagem. Após isso, passamos a fazer intervalos de 1,5min até chegar em 1min, configurando o ISO manualmente entre a passagem do céu claro do dia e do escuro, para não haver nem saturação do branco (com ISO muito alto para a cena) e nem uma imagem escura demais (com ISO muito baixo para a cena). Outro parâmetro modificado foi o tempo de exposição do sensor, que para o período da noite foi de  10 segundos em média para cada frame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário