quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Limpando as placas corretoras

    Equipamentos para observação astronômica devem ter um zelo muito grande, já que são, além de caros, delicados. Dessa forma, é essencial que nós do Observatório SOFIA tenhamos de observar sempre se nossos equipamentos estão nas devidas condições de limpeza e conservação, para que possamos mantê-los sempre em condições de uso.

     Assim, no dia 3 de dezembro de 2015, o professor Dr. Fabrício Ferrari e eu (Laura) realizamos a limpeza da placa corretora dos dois telescópios que o observatório possui. As placas estavam com foco de fungos, o que pode ser muito grave caso não seja tratado, já que os fungos se alimentam do coating da placa (que é responsável por aumentar a transmissão de luz e melhorar o contraste, ou seja, melhora os registros e a observação do céu).

    O problema apareceu pois o observatório realiza as suas observações na rua, exposto diretamente ao orvalho e ao frio. Quando trazemos os equipamentos novamente para a sala onde os guardamos, por mais que sequemos os telescópios, o interior dos tubos está mais frio que a sala (que não possui climatização) causando condensação e portanto gerando um ambiente propício para fungos (felizmente, a obra do prédio onde ficará definitivamente o observatório está em andamento, e logo não teremos mais tais problemas \o/).

    É interessante deixar a lente que estiver com fungos exposta ao Sol, pois a radiação UV emitida por ele elimina o foco. Entretanto, como estávamos numa semana chuvosa, não tínhamos essa ferramenta à nossa disposição.

Para a limpeza das placas você vai precisar de:

  1. Água mineral (É preferível que seja a água destilada, mas não tínhamos a disposição)
  2. Bolinhas de algodão
  3. Álcool isopropílico/isopropanol (Dê preferência ao álcool isopropílico PA, que é 99,8% álcool)
  4. Luvas de borracha
  5. Lenços umedecidos, próprios para limpeza de lentes.
  6. Um ambiente seco (climatizamos o ambiente com um ar condicionado, mantendo o ar seco)
    Com cuidado para não cair nada sobre o espelho primário do telescópio, a placa corretora foi retirada e colocada sobre uma mesa com toalha limpa (Cuide também do secundário, ele fica instalado junto a placa, e estará exposto todo tempo durante a limpeza) . Observamos se não havia nenhuma impureza ou grão de areia que pudesse arranhar a superfície da placa quando passássemos o lenço ou o algodão (caso haja, utilize algo que sopre essas impurezas da superfície, existe peras sopradoras próprias para tal) e então passamos o lenço sobre a superfície, com o cuidado para não arranhar nem apertar demais a placa.

    Logo após, passamos o álcool isopropílico com o algodão e rapidamente passamos a água para retirar qualquer resquício do álcool ou do líquido do lenço sobre a placa. Procure passar a bucha de algodão uma vez apenas sobre a superfície, evitando fazer círculos, pois caso haja algum grão preso na bucha, ele não será arrastado sobre o vidro. Nunca use água corrente ou direto da pia de casa, ela pode conter impurezas que também danificarão o vidro da placa. Depois de seca, basta reinstalar a placa no telescópio (cuidado com o espelho primário, os parafusos de fixação da placa podem cair dobre ele!!!).

    No final, vimos que o coating havia sido devorado em um círculo de pouco mais de meio centímetro de diâmetro, mas nada preocupante. Como o espelho primário não apresentava nenhum problema, ele não precisou ser limpo. Telescópios como este possuem uma ótica delicada, que só deve ser limpa em casos extremamente necessários, ou seja, quando a limpeza trará mais benefícios do que danos. Limpar um espelho primário apenas devido a poeira é um risco desnecessário, pois durante sua manutenção ele pode sofrer avarias, como arranhões e até quedas (NÃOOOOOOO =( ).



Professor Fabrício limpando uma das placas corretoras

Placa corretora do telescópio de 12 polegadas

Nosso lindo Meade Schmidt Cassegrain 12", sem a placa corretora

Agrademos ao secretário Diego do nosso instituto, o IMEF, que foi muito prestativo ao pedir os materiais de limpeza para o instituto da química :).

Dúvidas? Sugestões? Achou algum erro? Comente!!! :)

Laura, a faxineira.



2 comentários:

  1. Belo trabalho!!! Posso até imaginar a Laura desatinada de medo em volta deste espelho se alguma coisa acontecesse...

    ResponderExcluir
  2. Prezados Senhores,
    Estou fazendo um Cassegraim D 325mm parabólico. É necessário placa corretora?

    Grato.

    ResponderExcluir