sábado, 30 de março de 2013

NGC2207 e IC 2163 - Galáxias em Interação

A NGC2207 e a IC 2163 são um par de galáxias espirais em colisão, localizadas na constelação do Cão Maior, à cerca de 80 milhões de anos luz de nós.

A algum tempo atrás, eu havia registrado esse sistema em colisão com o Telescópio Meade de 8 polegadas porém, o resultado não foi o que eu esperava. A umidade e o tempo me atrapalharam um pouco. Então, no dia 27 de março (Quarta-Feira) eu tentei (novamente) registrar essas duas galáxias. O tempo estava perfeito e sem vento algum. O único problema real era que tinha muitos pernilongos e mesmo que eles não me mordessem, me torravam a paciência.

Dessa vez, utilizei o Telescópio Meade de 12 polegadas (já que este objeto tem um diâmetro aparente pequeno). Por se tratar de um objeto tênue, utilizei frames de 42,2 segundos nos 3 filtros, e mais um adicional de 60 segundos sem nenhum filtro. Registrei 10 frames em cada filtro. O processo de redução foi o mesmo de sempre (demorado). Ao fim, consegui o resultado que eu queria.

A primeira imagem que vou mostrar foi a que fiz a um tempo atrás com o Meade de 8", não tive muita paciência no processo de redução, já que, eu sabia que não conseguiria aproveitar muita coisa.

NGC2207 e IC 2163 - Meade LX90 8" + DSI II Pro - Leandro Almeida
Abaixo segue o resultado do trabalho realizado nesta Quarta-Feira.

NGC2207 e IC 2163 - Meade LX90 12" + DSI II Pro - Leandro Almeida

Leandro Almeida (Ted)

Nenhum comentário:

Postar um comentário