domingo, 8 de setembro de 2013

Ocultação de Vênus pela Lua

Hoje (domingo, 8/9/2013) as 19:05 acontece um evento extraordinário no céu, assim como as ocultações de Júpiter que aconteceram no ano passado e neste ano, temos hoje no céu  a ocultação do planeta Vênus pela nossa Lua.
O simples fato de Vênus estar bem próximo da lua já torna o céu mais bonito e favorável à fotografia amadora. Muitas vezes esse ano e no ano a lua esteve próxima de Vênus porém, dessa vez, nosso satélite natural vai apagar o segundo planeta por aproximadamente 50 minutos.

Este evento não necessita de nenhum telescópio ou equipamento específico para ser observado porém, se você tiver um binóculo, vai se divertir mais. Um pouco antes das 19:00 horas, o oeste do céu já estará bem notável, com saturno mais acima e a lua com um "brinco". Reúna a família e aproveite para fazer um discurso sobre os métodos observacionais da antiguidade e como a metodologia científica ajudou a humanidade a chegar no nível tecnológico que estamos hoje, e que tudo isso foi possível a partir de ações simples como observar os eventos do céu. Cuddles.

Ted

2 comentários: