domingo, 18 de novembro de 2012

NGC 1313 - Galáxia Irregular Espiral

A NGC 1313 é uma galáxia irregular (cinemática) espiral (morfologia) descoberta pelo astrônomo escocês James Dunlop em setembro de 1826. É irregular pois, seu centro de rotação não é no meio do bojo.

O registro dessa galáxia não foi linear pois, comparada com as imagens do hubble, os pontos de formação estelar da minha imagem não estão tão destacados, isso aconteceu pois o tempo de exposição no filtro azul não foi o suficiente comparado com os outros filtros. Como essa galáxia possui magnitude aparente em torno de 9, de 25 a 30 segundos de exposição por frame em um céu limpo e sem vento são suficientes (em torno de 30 frames por filtro). No momento do registro em filtro azul, uma leve briza esporádica me atrapalhava perto dos 25 segundos. então fiz exposições de 21 segundos no filtro azul e do resto, fiz de 25 segundos. Em adicional, para esta imagem, registrei cerca de 300 segundos com um filtro cut-IR (para dar mais contraste ao trabalho final), mas não pude aproveitar muita coisa além de usar como gabarito. Dessa forma, durante o processamento, eu não tive como realçar os pontos de formação estelar do resto da imagem, pois não tinha tanta informação (visual real) para trabalhar em cima.

Para quem passa horas registrando uma única coisa, é realmente triste quando conseguimos o RG (os Filtros vermelho e verde) em perfeitas condições, mas no último filtro começa a ventar.


Leandro de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário