segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ocultação de Júpiter pela nossa Lua

No dia 28 de Novembro (quarta feira), a nossa Lua irá ocultar o planeta Júpiter por aproximadamente uma hora. Daqui, da cidade de Rio Grande - RS, será possível ver todo o evento pois, o início da ocultação será as 21:00 h e Júpiter já estará 5 graus acima do horizonte, e no final do evento (na revelação de Júpiter) estará 18 graus acima do horizonte.

Este não é um evento atípico que acontece uma vez a cada "tantos" anos, então se você perder esta ocultação, não se preocupe, dia 25 de dezembro tem outra e 22 de janeiro também.

Além do espetáculo que é presenciar este acontecimento, há outras propriedades deste evento que podemos coletar e analisar de forma qualitativa. Podemos, por exemplo, medir experimentalmente a velocidade da luz. Pois sabemos a distância média da lua até a Terra, e com softwares gratuitos, podemos saber com precisão a velocidade angular da lua. (este assunto será debatido em outro post). Com o registro do evento, é possível um estudo cinemático das luas de Júpiter e também da nossa lua. Além é claro de render excelentes fotografias.

O grupo Sofia, irá fazer uma oficina aberta ao público, para observação e registro deste evento no campus Carreiros - FURG, na cidade de Rio Grande - RS. Estaremos no local as 20:00 h para montar os equipamentos, e ficaremos até as 22:30 h.

Contaremos com o seguinte equipamento:

- Meade LX90 de 12 polegadas (para observação)
- Meade LX90 de 8 polegadas (para registro)
- Greika 1400x150 de 6 polegadas (para registro)
- Camera Meade DSI II Pro

Todos os telescópios são motorizados, e acompanharão o movimento da Lua ou de Júpiter.

Os eventos em si são, a ocultação e a revelação de Júpiter. E isso ocorre em aproximadamente 4 minutos (totais). Portanto, assim que Júpiter for ocultado, os telescópios "Greika" e" LX90 de 12" serão usados para observar outros objetos celestes até o horário em que Júpiter for revelado.

Quem tiver a oportunidade, compareça na FURG nesta quarta-feira (28 de novembro). Quem não puder, não tem problema, em janeiro, faremos de novo.

Leandro de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário