terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Ocultação de Júpiter com Tender e Vinho

     Para comemorar o nascimento de Dionísio, Mitra, Herácles, Horus, Attis ..... (e mais um monte), os céus reservaram um acontecimento especial para esse dia: A ocultação de Júpiter pela lua (again).

     Então, já que estamos todos em recesso, e provavelmente com nossas famílias no momento. Por que não olhar para o céu e dividir um pouco de seu conhecimento com seus familiares, explicando as órbitas dos planetas, e a "turrona" da lua, que insiste em ir para o outro lado. E ao invés de contarmos histórias sobrenaturais de faz-de-conta, por que não contar histórias factuais de como o mundo surgiu da explosão de uma super-nova, contar como os seres humanos evoluíram de seres unicelulares, explicar as forças "reais" que regem a "fina" configuração do nosso sistema solar que nos permite viver. E ao final dessa história de Natal, chamamos a atenção de nosso entes queridos para a lua, para mostrar um acontecimento (não tao raro assim) que conclui o método científico, que não precisamos ser videntes ou astrólogos para prever o futuro. Mas que com um pouco de física e matemática, tudo é explicado de forma natural e simples.

Hoje a noite (25/12/2012) a lua ocultara o planeta Júpiter (again). Então separem seus binóculos e telescópios, chamem a família e espalhem um pouco de conhecimento (com tender e vinho).

Ted-O

Boas festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário