domingo, 24 de fevereiro de 2013

Eclipse Solar em Júpiter

          Em nosso Planeta, é raro temos a oportunidade de ver um eclipse solar, isso sem contar que muitas das vezes, este evento não é visível de nossa latitude. Porém, isso acontece praticamente todos os dias no planeta Júpiter, pois ele tem 8 luas principais com períodos bem menores que um mês.

          Se estivessemos na Lua no momento de um eclipse solar aqui na terra, veriamos uma grande sombra atravessando o planeta, a sombra da lua.

Simulação Eclipse solar Lua-terra visto da Lua.
          No dia 22 de fevereiro de 2013, (noite aberta, perfeita pra terminar o catálogo messier) estava ventando um bocado, e não pude fazer registros mais profundos. Então decidi fotografar Júpiter. Vale lembrar que a câmera DSI II pro da meade "não" é uma câmera planetária, ela não tem esse propósito e possui baixíssima resolução. Então preciso trabalhar somente com a capacidade de ampliação do telescópio. Neste dia, usei o MEADE LX90 de 8 polegadas, (pois ia registrar objetos de grande diâmetro aparente. Acabei por utilizar uma Barlow de 2x junto à DSI. Realizei um total de 60 frames de 0,0150 s. O ponto preto na parte superior de Júpiter, é a sombra do satélite Ganymede.


Júpiter e 3 Luas: Europa, Ganymede e Io
     Mesmo com a turbulencia atmosférica, e a baixa resolução da câmera, foi possível registrar esse acontecimento.

Leandro Almeida

Um comentário: